Olá caro leitores! (se é que alguém um dia vai ler)
Decidi criar esse blog como forma de organizar meus pensamentos e criar um compromisso comigo mesmo de me manter no foco, seguir estudando e atualizando meus investimentos rumo a (tão sonhada) independência financeira.
Caso alguém decida ler e/ou acompanhar, já adianto que de maneira alguma irei estar fazendo algum tipo de recomendação ou aconselhamento técnico sobre os investimentos.
Porque?
não sou especialista no assunto
Provavelmente não irei tomar as melhores decisões, nem para mim, quem dirá para terceiros (espero sempre melhorar), mas cada um tem um objetivo e tolerância a risco diferente.
Como disse anteriormente, decidi fazer isso como forma de organizar meus pensamentos e me manter focado. Pode ser egoísta? sim, mas me inspirei após ler alguns blogs a respeito e acho que é uma forma de registrar meus passos para que no futuro eu lembre/ relembre do começo e me mantenha motivado (ainda estou nos baby steps da parte financeira e da minha carreira como médico - posso falar mais sobre isso depois).
Tenho 26 anos, sou médico generalista, trabalho em posto de saúde e não faço plantões. Penso em fazer residência de psiquiatria ou medicina de família e comunidade (isso resume MUITO a minha história e jornada até aqui). Não sou herdeiro, nem filho de médicos, fiz faculdade federal e formei com dívidas. Me orgulho? sim. Fiz o que tinha que ser feito e da forma como as oportunidades e meios que encontrei. Peguei um empréstimo mensal (mesada) em uma instituição financeira voltada para alunos de medicina no internato (últimos 2 anos da faculdade) - Caso isso seja novidade para alguém, sim, existem empresas que pagam mesadas mensalmente para alunos de medicina e depois de formado voc paga mensalmente mais do que o dobro do que recebeu durante esses 2 anos);
Uma forma de amenizar isso seria amortizando a dívida, foi o que eu fiz. Usei parte do “status” que ter um carimbo de médico em proporcionou e peguei outro empréstimo com juros consideravelmente mais baixos em outra instituição financeira, organizei minha mudança de cidade e comecei a trabalhar. Amortizei e quitei todo o primeiro empréstimo e sigo para amortizar esse segundo com juros mais baixos.
Lembre-se, não sou especialista em finanças, mas ta ai -resumidamente- o que eu fiz. Hoje tenho 1 ano de formação, sigo trabalhando e começando a investir.
Em relação a números, comecei a investir MUITO POUCO, até porque não tinha muitos recursos ao longo da graduação, como forma de me manter ativo no mercado, estudando e observando as taxas, oscilações dos ativos em renda variável (não faço day trade) e como eles foram se comportando, principalmente após a Grande Queda durante os tempos de COVID.
Dividendos RECEBIDOS
2020: 28,04 reais
2021: 48,55 reais
2022: 24,92 (vendi quase tudo em 2022 porque fiz uma viagem com amigos)
2023: 193,64
2024: 322,53
2025: 657,82 (setembro 2025)
Em outros posts explico melhor (ou tento) como estou estruturando minha carteira.
Até!
boa sorte
ResponderExcluirmelhor assinar o bastter se ainda nao o fez
abs!
Scant!
ResponderExcluirQue loucura, não espera que alguém fosse ler esses posts kkk ou pelo menos não tão cedo. Agradeço o comentário, boa sorte também. Já dei uma olha no site do bastter e em alguns vídeos dele no youtube, gostei bastante. Mas não assinei ainda. To consumindo tudo que posso agora dos blogs da IFM e do aposente aos 40, quando tiver zerado esses conteúdos e tiver mais tempo eu assino o Bastter.
abs!
JMF