Olá leitores,
Após escrever o primeiro post fiquei com a sensação de estar conseguindo organizar melhor minhas ideias e com um pouco de ajuda depois que li um post sobre por onde começar na jornada FIRE do site Aposente aos 40 (https://aposenteaos40.org/comecar).
Apesar de querer muito seguir a jornada FIRE e investir em ações, fundos imobiliários e renda fixa, acho que irei precisar reduzir significativamente meus aportes (e já são pequenos), devido a necessidade de arrumar a casinha, pagar dívidas e melhorar minha reserva de emergência :(
Sinto um pouco de frustração por achar que após 1 ano de formado já teria conseguido guardar um bom dinheiro e infelizmente isso ainda não aconteceu. Como disse no PRIMEIRO POST, formei com algumas dívidas e gastei um dinheiro no cartão de crédito para melhorar meu conforto em uma nova cidade, novo apartamento (alugado). Comprei TV, um PS5 (superfluo, eu sei, meu ultimo video game foi um PS2) entre outros passivos, como uma cama melhor, móveis de escritório e sofá.
Muitos desses gastos poderiam ter sido feitos de forma mais organizada, mas após passar 6 anos comendo o pão amassado pelo mochila de criança, sentia que precisava "investir" em conforto para mim. E, de fato, sinto que estou vivendo uma vida mais confortável agora. A diferença é brutal da vida universitária para a vida de médico recém-formado. Estou comendo melhor, fazendo atividades físicas que não fazia, cuidado da saúde e descansando melhor também.
Sei que muitos podem dizer que é só dar mais um plantão e pago umas contas. E isso é a realidade de muitos recém formados, mas tenho evitado ou quase não tenho pegado plantões por fora. Já trabalho 40h semanais, recebo um valor ok, nada comparado as remunerações de quem vive de plantão e para dar plantão, mas um valor acima da média nacional. Acho um valor bem ok para alguém com 1 ano de graduação concluída, sem filhos...E outro fator que me pesa um pouco são alguns problemas físicos/pessoais que prefiro me preservar e cuidar da minha saúde em vez de ficar fazendo jornadas intermináveis de plantões. É uma escolha pessoal e por enquanto, faz sentido para mim.
Além de tudo isso que já falei, tiveram alguns contratempos nesses 12 meses, familiares doentes, etc.. não irei aprofundar muito (pelo menos agora). E isso acabou pesando um pouco no orçamento, ainda sim investi um pouco em TD, ações e FIIS - tentarei falar mais sobre minha composição de carteira em breve. Também tenho alguns poucos reais em bitcoin e em dólar (investi pouco, apenas para fins educacionais e exposição de carteira).
Após esse desabafo irei sentar e ver o quanto de dividas eu já paguei, quanto tenho em cartão de crédito (nunca atrasei ou parcelei uma fatura) e o quanto falto para zerar o empréstimo que ficou faltando. Mas ainda penso em colocar um pouco em ações, fiis e RF só para me manter motivado, mas com valores reduzidos nos próximos meses.
Até
Comentários
Postar um comentário